Uma celebração artística e musical de videografia em apoio ao Planeta Terra!


O movimento "Arte Sonora: O Som da Sustentabilidade" de Nido Pedrosa, exemplifica como a arte pode ser utilizada para promover a Economia Circular, Sustentabilidade e Economia Criativa, além da conscientização ambiental. Através da fusão de uma instrumentação musical proveniente do reuso dos resíduos sólidos com composições autorais, fotografia, vídeo e multimídia que resultou na produção do filme: "Educar Para Transformar", este trabalho oferece uma experiência única no gênero que engaja o público e incentiva práticas sustentáveis. 

 * Assista ao evento completo lançado e gravado no Teatro de Santa Isabel no Recife-PE, dia 17 de julho de 2024. Compartilhe essa super aula espetáculo, sobre a importância da preservação ambiental e proteção de todos os recursos naturais do mundo, importantíssimos para a vida no planeta e sobrevivência da humanidade. 'Arte Sonora - O Som da Sustentabilidade' de Nido Pedrosa tem participações de importantes músicos da nossa cena e o documentário: 'EDUCAR PARA TRANSFORMAR' conta com importantes cientistas, biólogos, jornalistas e ambientalistas de conceituadas instituições. Um projeto fenomenal para conscientização da sociedade, onde mostramos a necessidade de agirmos imediatamente para contermos a "Degradação Ambiental" e consequentemente o "Aquecimento Global". Um trabalho que está sintonizado com a ODS 15 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS foram criados para orientar os países, empresas, indústrias e sociedades na superação dos desafios ambientais, políticos, econômicos e sociais mais urgentes! A união de todos é fundamental: Povos das florestas, das cidades, populações ribeirinhas, comunidades e sociedades, vamos unir forças para conter o Aquecimento Global. A PROTEÇÃO DO PLANETA DEPENDE DE TODOS NÓS! Ajude na divulgação, compartilhe este trabalho para que seus amigos, parentes e familiares tenham informações contundentes. Não deixei para depois... Não espere o desastre ambiental chegar em sua porta!
- Direção de sequência das imagens e edição de vídeo: Nido Pedrosa
- Composições musicais: Nido Pedrosa; Zé da Flauta; Rafael Prista; Victor Biglione; Dadá Malheiros
- Locução: Rafael Prista

Acesse nosso Canal

 * Música: Trilogia Nordestina (Nido Pedrosa - Rafael Prista) - Show Arte Sonora - O Som da Sustentabilidade de Nido Pedrosa - Gravado no Teatro de Santa Isabel no Recife-PE, dia17 de julho de 2024. Marcos Monte: Bateria; Dadá Malheiros: Contrabaixo; Rafael Prista: Guitarra; Fabiano Menezes: Violoncelo; Carlos Santos: Violino; Nido Pedrosa: Percussão de Resíduos Sólidos.

Acesse nosso Canal

 * Vídeo 8 -  "ESG - Sustentabilidade, Social, Governança na Região Amazônica" - Texto do professor, jornalista e ambientalista Walter Garcia - Uarini-AM, ganhador do prêmio TIM LOPES de jornalismo.
- Este filme faz parte do documentário: "Educar Para Transformar" exibido durante evento Arte Sonora - O Som da Sustentabilidade.  - Foi lançado no Teatro de Santa Isabel no Recife-PE, dia 17 de julho de 2024 e no Teatro do Centro de Convenções do Senac em Caruaru-PE, no dia 18 de julho de 2024.
- Direção de sequencia das imagens e edição do vídeo: Nido Pedrosa
- Música: Massapê
- Composição musical: Nido Pedrosa
- Locução: Rafael Prista

Acesse nosso Canal

 * Vídeo 7 -  "Clean Up The World"   - Produtor e ambientalista Hildon Carrapito, diretor da Amigança Produções do Rio de Janeiro. Durante 10 anos foi o produtor musical do Fantástico da Rede Globo; CEO da Amigança Produções, é produtor dos eventos: Clean Up The World; Rio Inovation Week; Rio+Agro.  - Este filme faz parte do documentário: "Educar Para Transformar" que foi exibido durante evento Arte Sonora - O Som da Sustentabilidade, lançado no Teatro de Santa Isabel no Recife-PE, dia 17 de julho de 2024 e no Teatro do Centro de Convenções do Senac em Caruaru-PE, no dia 18 de julho de 2024.
- Direção de sequencia das imagens e edição do vídeo: Nido Pedrosa
- Música: Tribos
- Composição musical: Nido Pedrosa
- Locução: Rafael Prista

Acesse nosso Canal

 * Vídeo 6 -  "Rio Ipojuca - Um Rio de Contraste" - Texto do professor e mestre Alexandre Nunes (Membro do Conselho Ambiental da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco e Vice-Presidente da ONG SOS Rio Ipojuca / Caruaru-PE) - Este filme faz parte do documentário: "Educar Para Transformar" que foi exibido durante evento Arte Sonora - O Som da Sustentabilidade  lançado no Teatro de Santa Isabel no Recife-PE, dia 17 de julho de 2024 e no Teatro do Centro de Convenções do Senac em Caruaru-PE, no dia 18 de julho de 2024.
- Direção de sequencia das imagens e edição do vídeo: Nido Pedrosa
- Música: Floresta
- Composição musical: Nido Pedrosa
- Locução: Rafael Prista


Acesse nosso Canal

Vídeo 5 - "Observando o Rio Capibaribe" - Texto do Dr. Clemente Coelho Júnior professor da UPE - Universidade de Pernambuco e membro do Instituto Bioma Brasil. - Este filme faz parte do documentário: "Educar Para Transformar" que foi exibido durante evento Arte Sonora - O Som da Sustentabilidade lançado no Teatro de Santa Isabel no Recife-PE, dia 17 de julho de 2024 e no Teatro do Centro de Convenções do Senac em Caruaru-PE, no dia 18 de julho de 2024.
- Direção de sequencia das imagens e edição do vídeo: Nido Pedrosa
- Música: Maracatu Oriental
- Composição musical: Nido Pedrosa
- Locução: Rafael Prista


Acesse nosso Canal

*Vídeo 4 - "Água Limpa - Observando os Rios" - Texto do educador e ambientalista Gustavo Veronesi, coordenador do projeto Observando os Rios da Fundação SOS Mata Atlântica, São Paulo-SP.  Este filme faz parte do documentário: "Educar Para Transformar" exibido durante evento Arte Sonora - O Som da Sustentabilidade lançado no Teatro de Santa Isabel no Recife-PE, dia 17 de julho de 2024 e no Teatro do Centro de Convenções do Senac em Caruaru-PE, no dia 18 de julho de 2024.
- Direção de sequencia das imagens e edição de vídeo: Nido Pedrosa
- Música: Trilogia Nordestina
- Composição musical: Nido Pedrosa e Rafael Prista
- Locução: Rafael Prista



Acesse nosso Canal

*Música: Água Para o Sertão (Dadá Malheiros) - Show Arte Sonora - O Som da Sustentabilidade de Nido Pedrosa - Gravado no Teatro de Santa Isabel no Recife-PE, dia17 de julho de 2024. Marcos Monte: Bateria; Dadá Malheiros: Violão seis cordas; Rafael Prista: contrabaixo; Fabiano Menezes: Violoncelo; Carlos Santos: Violino; Nido Pedrosa: Percussão de Resíduos Sólidos.


Acesse nosso Canal

*Vídeo 3 -  "Serviços das Árvores e Florestas Fundamentais Para a Vida no Planeta" - Texto do Dr. Luiz Felipe Rezende, cientista do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos-SP. - Este filme faz parte do documentário: Educar Para Transformar"  exibido durante evento Arte Sonora - O Som da Sustentabilidade  lançado no Teatro de Santa Isabel no Recife-PE, dia 17 de julho de 2024 e no Teatro do Centro de Convenções do Senac em Caruaru-PE no dia 18 de julho de 2024.
- Direção de sequencia das imagens e edição de vídeo: Nido Pedrosa
- Música: Arco-Íris
- Composição musical: Nido Pedrosa e Victor Biglione
- Locução: Rafael Prista



Acesse nosso Canal

* Apresentação de abertura do evento: Professor e mestre Alexandre Nunes (membro do Conselho Ambiental da UFPE-Universidade Federal de Pernambuco) e o músico-apresentador mirim: João Victor (de 9 anos).


Acesse nosso Canal

* Arte Sonora - O Som da Sustentabilidade - É Inclusão e Acessibilidade!
- Participação da guitarrista Cintia Godin (Maracatu Nação Pernambuco), que tem deficiência visual. É um orgulho para nós termos em nosso trabalho a presença dessa super mulher, que é um exemplo para nossas vidas e nossa cena musical.


Acesse nosso Canal

* Música: Nanáturalmente (Zé da Flauta). Show Arte Sonora - O Som da Sustentabilidade de Nido Pedrosa, gravado no Teatro de Santa Isabel no Recife-PE,  dia 17 de julho de 2024. Músicos: Marcos Monte (Bateria); Dadá Malheiros (Contrabaixo); Nido Pedrosa (Percussão de Resíduos Sólidos); Rafael Prista (Guitarra solo); Cintia Godin (Guitarra Base); Fabiano Menezes  (Violoncelo); Carlos Santos (Violino); Maracatu Nação Pernambuco (naipe: Samantha: alfaia, Luizinho: alfaia, Osvaldo: alfaia, Bernardino José: gonguê. 


Acesse nosso Canal

* Vídeo 1 - Documentário:  Educar Para Transformar, abertura do filme "Educar Para Transformar" exibido no Teatro de Santa Isabel no Recife-PE, dia 17 de julho de 2024 e no Teatro do Centro de Convenções do Senac em Caruaru-PE, dia 18 de julho de 2024, durante o espetáculo: Arte Sonora - O Som da Sustentabilidade.
* Música: Nanáturalmente (Zé da Flauta)
- Participação especial: Naná Vasconcelos.
* Direção de sequência das imagens e edição de vídeo: Nido Pedrosa


Acesse nosso Canal

* Vídeo 2 - "Importância das Árvores e Florestas Para o Planeta" - Texto da Drª Luciana Gatti, cientista do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos-SP.  Este filme faz parte do documentário: "Educar Para Transformar" que foi exibido durante evento Arte Sonora - O Som da Sustentabilidade lançado no Teatro de Santa Isabel no Recife-PE, dia 17 de julho de 2024 e no Teatro do Centro de Convenções do Senac em Caruaru-PE, no dia 18 de julho de 2024.
- Direção de sequencia das imagens e edição vídeo: Nido Pedrosa
- Música: Arrecifes
- Composição musical: Nido Pedrosa
- Locução: Rafael Prista

Acesse nosso Canal

Nido Pedrosa

Criação, roteiro e direção do projeto

É músico, compositor, produtor musical e ativista ambiental. Começou sua carreira artística aos 10 anos de idade em rodas de choro, serestas e festivais de música no Recife-PE, sua terra natal. Seu trabalho sustentável começou em 1979, quando o Prof. Mario Cansio, na época, Diretor do Departamento de Teoria da Arte da Universidade Federal de Pernambuco, o contratou para ministrar um curso de extensão denominado: Sensibilização Rítmica e Confecção Instrumental a Partir de Sucatas, que posteriormente no ano de 1980 passou a se chamar: Sucateando - A Música Sustentável. Logo depois, este mesmo curso foi instituído no Centro de Criatividade Musical  Profissionalizante da Secretaria de Educação e em seguida, como Curso de Extensão na Universidade Católica de Pernambuco a pedido do professor e Maestro Geraldo Menuti. Após essa época, Nido Pedrosa ingressou no Concerto Viola e viajou por muitas cidades brasileiras. Também participou de vários shows com Kátia de França (no Rio de Janeiro); Ivinho (ex-guitarrista do Ave Sangria); Ilya e Ives São Paulo; Teca Calazans (apresentação para o “FREVANÇA - Festival Nacional do Frevo e do Maracatu); Participação especial no show do Grupo TARANCÓN (música latino americana) no Teatro do Parque, em Recife-PE; participou do CD Tom Maior em homenagem ao compositor Tom Jobim, entre outros trabalhos representativos. Ainda na década de 1980, com seu grupo: BANDA DÁ NO COURO se apresentou no “5° ENDA - Encontro Nacional de Dança” no Teatro Sérgio Cardoso/SP com supervisão do coreógrafo Lennie Dale, produzido pela Star Dance e APPD-Associação dos Profissionais de Dança de São Paulo, na gestão de Maria Pia. Em 2012, Nido Pedrosa se apresentou com seu show Sucateando - A Música Sustentável no Festival Pernambuco Nação Cultural, em Caruaru-PE. Em 2015 e 2016, produziu seu CD Sucateando - A Música Sustentável com incentivo do Funcultura, Fundarpe - Fundação do Património Histórico e Artístico de Pernambuco, Secretaria de Cultura do Estado e Governo de Pernambuco. Em 2016, produziu a Exposição Sonora realizada no Paço Alfândega, no Recife-PE, para lançamento do seu CD Sucateando - A Música Sustentável. Também excursionou por Belo Horizonte-MG e Florianópolis-SC apresentando seu show de música sustentável. Há 13 anos Nido Pedrosa reside em Caruaru-PE, onde mantém em sua casa um espaço cultural dedicado aos seus trabalhos e entre eles, está seu novo projeto que está sendo realizado neste ano de 2024, depois muita dedicação: Arte Sonora - O Som da Sustentabilidade um trabalho autoral importante de musica ambiental, que parte do conceito da experimentação dos meios não usuais da criação sonora e sua concepção, está baseada no tripé da Economia Circular, Sustentabilidade e Economia Criativa. Um trabalho que conta ainda com um vídeo documentário: Educar Para Transformar!


Victor Biglione

 Composição da música Arco-Íris 

É guitarrista, Violinista, Produtor Musical, Arranjador de destaque nacional e internacional,  considerado pela crítica especializada como um dos melhores instrumentistas das últimas décadas. Fez parte do grupo musical A Cor do Som e foi o único brasileiro a participar do “New York Guitar Festival” em 2002 nos Estados Unidos, onde consolidou sua parceria com o Ex-The Police: Andy Summers, gravando o CD do duo: “Splendid Brazil”. Biglione também lançou, "Tocar a poética do som" com o pianista, arranjador e compositor Wagner Tiso. Participou dos principais festivais de Jazz do mundo, além de ter tocado, gravado e acompanhado mais de 300 nomes da MPB e mais de 50 nomes da música Internacional como : Stanley Jordan, John Patittucci, Steve Hackett (do Grupo Genesis), Andy Summers (ex-The Police) ,Manhattan transfer, Lee Konitz, Bob Moses, Jon Hiseman, entre Outros. Dentre suas mais de 25 premiações, possui 2 Grammy's (lcom Manhattan Transfer 1988 e Milton Nascimento 2000). Seu álbum Mercosul, foi indicado e um dos finalistas ao Grammy na classificação de melhor disco Instrumental de 2016. Victor Biglione em parceria com o percussionista e produtor musical Nido Pedrosa compuseram a música: Arco-Íris, que faz parte do repertório deste evento: Arte Sonora - O Som da Sustentabilidade.


Rafael Prista

Guitarra e violão de aço 

Compositor e instrumentista, é músico de nacionalidade brasileira e portuguesa. Seu instrumento principal é a guitarra elétrica e acústica, mas também é multi-instrumentista, toca contrabaixo, viola portuguesa, violão de aço 6 e 12 cordas e tecladista. Durante muitos anos trabalhou com vários grupos e artistas brasileiros do quilate de Elza SoaresMaria Creuza, grupo Golden Boys, Antônio Carlos e Jocafi, Banda Soul Rio (em parceria com o compositor de sucessos da MPB Paulo Zdanoviski onde Nido Pedrosa foi percussionista), entre outros artistas importantíssimos. Durante mais de 45 anos de profissão viajou tocando por todo o Brasil e algumas cidades dos Estados Unidos da América, Europa e África. Rafa Prista como é carinhosamente chamado no meio musical, tem vasta experiência como arranjador e produtor musical, já produzido vários artistas, jingles para campanhas publicitárias, trilhas musicais para filmes e muitos outros trabalhos representativos e de sucesso. Com o percussionista Nido Pedrosa compuseram a música: Trilogia Nordestina que faz parte do repertório do evento Arte Sonora - O Som da Sustentabilidade.


Zé da Flauta

Composição da música Nanáturalmente 

É compositor da música Nanáturalmente do evento Arte Sonora - O Som da Sustentabilidade. Sua carreira profissional começou em 1974 na banda Batalha Cerrada que acompanhava Alceu Valença, com quem fez parceria em algumas composições. Em 1979, depois de atuar por quatro anos no Quinteto Violado e viajar por vários países.  Participou de alguns dos mais importantes discos de Alceu e se apresentou em alguns dos principais eventos musicais da Europa, como o Festival de Jazz de Montreux, na Suíça. Em 1978, instalou o estúdio na Escola de Música do Recife. Ali foram gravadas suas primeiras produções, o compacto Flor de Cactus que trazia o cantor e compositor Lenine. O disco Caruá, que mostrava o trabalho do próprio Zé da Flauta e do guitarrista Paulo Rafael. Caruá foi considerado o melhor disco instrumental brasileiro de 1980. Nesse mesmo ano, o americano, Gerald Seligman, compilou quatro discos de forró originalmente produzidos por Zé da Flauta e realizou uma produção com repercussão internacional: o disco Brazil: Forró, que em 1991 foi o finalista do Grammy na categoria Tradicional Folk- Music for maids and taxi drivers. O disco concorreu ao Grammy, o “Oscar da Música”, em janeiro de 1991 nos EUA. O produtor musical Zé da Flauta – Já chamado de "um caçador de novos sons”, lançou os primeiros discos do violonista Nenéu Liberalquino (regente da Banda Sinfônica do Recife) e Maracatu Nação Pernambuco (Batuque da nação) o primeiro disco exclusivamente do gênero. Outros trabalhos pioneiros foram os CDs da Orquestra Sinfônica do Agreste – Os Meninos de São Caetano; bandas: Querosene Jacaré, Cascabulho e do compositor e instrumentista Edmílson do Pífano. Zé da Flauta também fez os últimos registros fonográficos de dois grandes artistas: Jacinto Silva - o CD Só não dança quem não quer, e Chico Science. Zé foi produtor, diretor artístico e um dos idealizadores da SpokFrevo Orquestra e Junto com Wellington, assina a produção do CD e DVD Passo de Anjo ao Vivo. Em 2016 Zé da Flauta participou como compositor, arranjador e diretor musical da composição Blues Dourado de sua autoria, no CD Sucateando – A Música Sustentável do percussionista, compositor e músico socioambiental Nido Pedrosa. 


Dadá Malheiros

Composição da música Água Para o Sertão -
Violão e contrabaixo 

É compositor de Água Para o Sertão, música do repertório do evento Arte Sonora - O Som da Sustentabilidade. Ele é também arranjador, multi-instrumentista, produtor musical e maestro. Recebeu recentemente em 13 de março de 2024, uma homenagem com diploma pela sua contribuição prestada para a Música pernambucana. Em 30 de abril de 2024, outra homenagem da ACIMPE (Prêmio da Música Pernambucana) pelos seus relevantes trabalhos e dedicação à preservação da cultura musical nordestina, numa cerimônia realizada no Teatro de Santa Isabel.
Experiência como Compositor
- Baião Armorial Sinfônico - Orquestra Sinfônica da Paraíba - 23 de maio de 2024;
- Orquestra Sinfônica do Recife – 12 de abril de 2023, Teatro de Santa Isabel, Sifonietta N° 2;
- Concerto para Violão no Teatro de Santa Isabel, 2014;
- Peccatte String Ǫuartet – Louisville, Kentucky – USA 2017 Pulando na Rua;
- Ǫuarteto Encore - Projeto CD Mosaicos - 2017 Pulando na Rua (Frevo de Rua);
- Palma da Coroa (Música Armorial) – Pulando na Rua (Frevo de Rua);
- UERJazz Band – Rio de Janeiro – 2013 – Água Para o Sertão
- Orquestra Sinfônica do Recife - Olinda - 2002 – Zarabatana - Ǫuinteto da Paraíba - Recife - 2004 - Água Para o Sertão.


José Carlos dos Santos

Violino

Mais conhecido na área da Música Clássica, Música de Câmara e Música Armorial como Carlos Santos. Estudou Violino e Viola no Conservatório Pernambucano de Música (1983). Posteriormente foi estudar bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 1990 foi admitido no concurso para a Orquestra Filarmônica de Santiago (Chile), na função de 1ª viola da Orquestra Filarmônica de Chile e solista da Orquestra de Câmara de Santiago e professor de violino e viola do Conservatório do Instituto de Música de Santiago. Participou de festivais de ópera na Finlândia, Alemanha e Holanda. Participou também do 1º Concerto de Música de Câmara na Península Antártica e recebeu o Diploma de Honra ao Mérito. Em 1994 formou o Quarteto de Cordas do Instituto de Música de Santiago levando a tournée “Sul América” por vários países da América do Sul. Foi convidado para participar do “Concerto pela Paz” junto a Orquestra Sinfônica Mundial em 1998, realizado na Tailândia, sob a direção do maestro Kent Nagano. Recentemente integrou a Companhia Brasileira de Ópera sob a regência de John Neschling em São Paulo, onde participou de uma tournée de 30 dias por várias cidades do Brasil. Em 2010 foi convidado para realizar o projeto Sonora Brasil do SESC onde realizou 94 concertos em 10 estados brasileiros. Foi professor do Projeto Criança Cidadã dos Meninos do Coque e estudante do curso de Mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Gravou no CD Sucateando de Nido Pedrosa e também, no CD Mosaicos com seu grupo Quarteto Encore e com este quarteto, ganhou o Prêmio da Música Brasileira 2016 participando do DVD Cordas, Gonzaga e Afins de Elba Ramalho.


Fabiano Menezes

Violoncelo

Iniciou seus estudos de violoncelo no Recife, com a professora Marisa Johnson no Projeto Espiral. Participou do 9º Curso Internacional de Verão de Brasília, tendo aulas com o Prof. Zygmunt Kubala. Teve aulas com o prof. Francisco Pino no Curso de Extensão da UFPE. Estagiou na Orquestra de Câmara da UFPE e participou de vários concertos junto à Orquestra Sinfônica de Salvador e Orquestra Sinfônica da Paraíba. Integra a Orquestra Sinfônica do Recife desde 1988 como 2º violoncelo. Foi membro do Quarteto Romançal com o qual, participou dos projetos SONORA BRASIL - SESC - e CIRCULAR BRASIL - PETROBRAS, fazendo concertos em vários estados brasileiros. Atuou como professor do Conservatório de Sergipe e membro da Orquestra Sinfônica de Aracaju. Foi professor no Centro de Criatividade Musical do Recife. Em 2009 foi convidado a lecionar no Projeto Orquestra Criança Cidadã dos meninos do Coque. Em 2007, junto ao cantor pernambucano Geraldo Maia, foi convidado a participar do programa Som Brasil - “Rede Globo” - homenageando o cantor Djavan. Fabiano também participou de shows e gravações de CD´S e DVD´S de vários artistas como: Caubi Peixoto, Sivuca, Cláudio Almeida, André Rio, Maciel Melo, Alcimar Monteiro, Geraldo Maia, Gonzaga Leal, Lula Queiroga, Adilson Ramos, Silvério Pessoa, Quarteto Egan, Quarteto Romançal, Anchieta Dali e Zé Rocha. E participou do FIG 2015 integrando a Orquestra de Câmara de Pernambuco. Gravou no CD Sucateando de Nido Pedrosa e também, no CD Mosaicos com seu grupo Quarteto Encore e com este quarteto, ganhou o Prêmio da Música Brasileira 2016 participando do DVD Cordas, Gonzaga e Afins de Elba Ramalho.


Bernardo Contramestre

Alfaia e gonguê

Mais conhecido na área da produção e direção artística como Bernardino José. Começou sua carreira como dançarino no Balé Popular do Recife. Depois de uma década trabalhando e estudando na Escola do Balé Popular do Recife, criou e fundou sua própria agremiação: Maracatu Nação Pernambuco, uma importante agremiação que representa a cultura popular do Estado de Pernambuco da qual ele é presidente, diretor artístico e diretor musical. Bernardo também é músico ritmista, compositor, produtor e já excursionou por diversos países com o Balé Popular do Recife e com seu Maracatu Nação Pernambuco, dividindo palco com Sérgio Mendes, Jimmy Cliff, Sting, Milton Nascimento, entre outras importantes estrelas da música brasileira e mundial. Como dançarino, poeta, músico, diretor artístico e produtor atuou em vários trabalhos da sua agremiação carnavalesca e em trabalhos de outros artistas, além de festivais culturais e temporadas no Brasil e no exterior, ministrando oficinas de ritmos da cultura nordestina e realizando shows apresentando a história do carnaval pernambucano! Atualmente coordena o projeto ‘Consulados e Embaixadas Nação’ para a terra, em conjunto com a Escola do Maracatu Nação Pernambuco de Cultura e Artes Carnavalescas, da qual ele é fundador e documentarista. Na produção e assistente de direção artística já participou de vários eventos e entre eles podemos destacar: Produção do DVD Maracatu Almirante do Forte, filmado no Recife; 1ª Mostra do Artesanato do Barro - Passeio Aula Cultural, realizado no Alto do Moura em Caruaru-PE; Exposição Sonora de Nido Pedrosa, realizada no Paço Alfândega em Recife-PE e como músico, participou do show do percussionista, compositor e produtor musical Nido Pedrosa em Caruaru-PE; Belo Horizonte-MG; Florianópolis-SC e também, do workshop: O Som da Sustentabilidade de Nido Pedrosa realizado no Museu Clube da Esquina (um reduto da música mineira). Recentemente, Bernardo e seu Maracatu teve matéria jornalística na importante Revista Terra.


Marcos Monte

Bateria

Marcos Antonio Monte Silva nasceu em Recife, Pernambuco. Seus estudos de música começaram no Centro de Criatividade Musical do Recife (CPCMR). Formado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2009) e Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Joaquim Nabuco (FJN -2016), com mestrado em Música pela UFPE (2019). Ministrou oficinas de instrumentos de sucata e de gestos sonoros na UFPE e na Rede Municipal de ensino da Cidade do Recife em 2006. Participou do III Virtuose em 2007, onde foi solista na obra, Bolero de Capiba, sob a regência do Maestro Rafael Garcia. Participou do Grupo Orange, sob coordenação do Maestro Cussy de Almeida em 2007. Participou do grupo Txaimus sob a direção do professor Flávio Medeiros na turnê ‘Músicas Brasileiras’, na França, onde ministrou oficinas de gestos sonoros e percussão nos conservatórios de Grenoble e Lyon em 2009. Participou do XX FIG em 2010 e do V Festival de Música Instrumental do BNB em Sousa-PB e Cariri-CE com o grupo TIENTO também em 2010. Participou da Dramarte Produções atuando como Percussionista da peça O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna, em turnê pelo Brasil de 2010 a 2014. Em 2012 participou do festival PreAmp como baterista e diretor musical do grupo Tiento. Participou da gravação de CDs e DVDs, entre eles Perola Campos “Iniciativa para o desenvolvimento Humano” em 2008, O Quadro em 2013, Thera Blue “Eu nunca disse que sabia” em 2012. Gravou o CD “Suscateando – A Música Sustentável” de Nido Pedrosa com participações de importantes músicos da cena regional e nacional em 2015-2016; “Minha Carcaça vai longe” pelo concurso CPM Gravações com o Grupo Tiento em 2013. Acompanhou artistas como: Gerlane Lops, Allexa, Sonora Madeira, Márcia Pequeno, Banda Viruz, Charles Theone, Romero Ferro, João Fênix, Pedro Quental, Geraldo Maia. Em 2015 ministrou a oficina “um passeio no Frevo” na Escola Técnica de Criatividade Musical (ETECM) viabilizado pelo Funcultura- Governo do Estado de Pernambuco. Fez parte do quadro de Professores do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) de 2013 até 2017 e da Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical (ETECM) de 2015 até 2017, onde lecionou Bateria. Em 2019 participou do Camará Jazz Festival sendo a atração de uma das noites, evento promovido pelo Shopping Center Camará, Camaragibe - Pernambuco. Desde 2017 passou a ser membro do quadro efetivo da Licenciatura em Música do Instituto Federal do Ceará (IFCE) como docente na subárea Bateria e Percussão Popular.


Mestre Marcos do Pífano

Composição da música Maracatu em Olinda
e Pífanos

Nasceu em Carapotós - Caruaru-PE, aprendeu a tocar pífano aos 9 anos. Aos 16 anos passou a acompanhar a banda de seu pai, tocando frequentemente em eventos religiosos e festivos. Aos 17 anos, foi convidado para participar da banda do mestre João do Pife de Caruaru e desde então ele é o segundo pífano da tradicional Banda de Pífano Dois Irmãos. A sua trajetória profissional conta com mais de 44 anos como músico da banda de Carapotós, herdada de seu pai e que continua ativa com a nova geração, seus filhos. Marco é músico, pifeiro, percussionista, professor e luthier de instrumentos como zabumba, contra-surdos, caixas, taróis e pífanos. Ao entrar para a Banda de Pífanos Dois Irmãos viajou por diversos estados brasileiros e para países como Portugal, Holanda, Espanha, Estados Unidos e França fazendo shows e ministrando oficinas de como tocar e confeccionar o instrumento. Na França, participou de eventos e shows junto ao grupo La Pifada, onde gravou uma música de sua autoria nomeada "Valsa de Venha" e fez as segundas vozes nas músicas do Mestre João no CD "Collectif du pife" ao lado de artistas como Flautins de Matuá, Heleno dos 8 baixos, João do Pífano, La Pifada, Maracaju e Mestre João Bá, dirigido por Carlos Valverde em parceria com o músico e poeta Lucas Notaro. Em 2010 fundou a banda Vitóriano Jovem com crianças e familiares do bairro onde vive. Em 2020 Marcos do Pífano foi premiado pelo edital « Arte e Respiro » do projeto Itaú cultural, onde se apresentou, em formato online, ao lado da banda Vitóriano Jovem, da qual é mestre/professor.


Maracatu Nação Pernambuco

Naipe: Osvaldo (Caixa, abê) - Toinho (Contrabaixo) - Cíntia (Guitarra) - Samantha e Luizinho (Alfaias) 

Um importante grupo do Estado de Pernambuco, que foi responsável por levar o cortejo de Maracatu, uma cultura centenária exclusivamente pernambucana para diversos palcos no mundo. Já fizeram inúmeras apresentações por diversos países na América, Europa e Ásia e, realizaram centenas de apresentações em diversos festivais ao redor do planeta, dividindo palcos com estrelas da música mundial como: Milton Nascimento, Sting, Jimmy Cliff, Sérgio Mendes, entre outros importantes artistas. 


Jôsy Santos

 Produtora artística, cantora e orientadora pedagógica do projeto

É pedagoga, produtora cultural, cantora e produtora artística. Nasceu em Caruaru-PE, em 22 de dezembro de 1978 e desde cedo teve envolvimento com a música e a arte por intermédio de sua avó, que entoava as Cantigas-de-Roda e as músicas do Cancioneiro Nordestino. Aos 15 anos matriculou-se no curso de música e violão no SESC-Caruaru. Quando completou 20 anos de idade mudou-se para Natal-RN e lá, matriculou-se no curso de Teoria Musical e Canto-Coral no Instituto de Música Sandoval Vanderlei, onde concluiu seus estudos musicais. Depois dessa temporada em Natal-RN, retornou ao Recife e foi para sua terra natal Caruaru-PE. Estudou pedagogia na Fafica- Faculdade de Filosofia, História, Pedagogia e Letras de Caruaru, onde concluiu seus estudos acadêmicos. A partir dessa fase, Josy passou a criar e produzir projetos culturais na qualidade de produtora artística e produtora cultural e hoje, soma em seu currículo vários trabalhos representativos a exemplo: Projeto Mulheres de Argila - Artesanato Sustentável, realizado para a ABMAM – Associação do Barro e dos Moradores do Alto do Moura, onde está situado o Maior Centro de Artes Figurativas das Américas; Show Tribos – Pura Percussão de Nido Pedrosa realizado no Arraial Instrumental (2010) no teatro Arraial em Recife-PE; Show Nido Pedrosa - Sucateando realizado no Festival Arraial Instrumental (2011) no Teatro Arraial em Recife-PE; Show Sucateando - A Música Sustentável realizado no Festival Pernambuco Nação Cultural em Caruaru-PE (2012); Show Nido Pedrosa Trio, realizado em Ipojuca-PE (2012); Show Nido Pedrosa Quarteto, realizado no Encontro de Física Quântica em Aldeia-PE (2012); Show do grupo vocal americano The Playters, realizado no Teatro Difusora - Caruaru-PE e Teatro Guararapes no Centro de Convenções de Pernambuco; Criação, Curadoria e Produção da Exposição Maracatu Almirante do Forte - 83 Anos de Tradição no Paço Alfândega, no Recife-PE; Criação e produção do Projeto 1ª Mostra do Artesanato do Barro - Passeio Aula Cultural - Homenagem a Zé Caboclo e Dona Celestina, realizado no Alto do Moura - Caruaru-PE, em janeiro de 2015, com Incentivo do FUNCULTURA; Produção cultural, produção artística e gravação de vocal no CD Sucateando - A Música Sustentável  de Nido Pedrosa, com participação de grandes instrumentistas da música brasileira, com Incentivo do FUNCULTURA; Criação e produção do evento Exposição Sonora: Sucateando - A Música Sustentável realizado no Paço Alfândega em Recife-PE para lançamento do CD DE Nido Pedrosa. Desde 2021 Jôsy se apresenta no São João de Caruaru cantando no coral da tradicional Orquestra de Pífanos de Caruaru com o maestro Mozart Vieira. Agora em 2024, Josy Santos assina a produção artística de mais um importante trabalho: Arte Sonora - O Som da Sustentabilidade do percussionista, compositor e produtor musical Nido Pedrosa.


João Santos

Apresentador do evento e percursionista do Nação Semente  

Apresentador, músico percussionista e escritor, lançou seu primeiro livro 'As Avebturas de João' na Semana Literária no Shopping Difusora em Caruaru-PE. Teve seus primeiros contatos com a música ainda na barriga da sua mãe, quando ela, a vocalista e produtora cultural Jôsy Santos participou de várias gravações em estúdios e na ocasião, estava com 6 meses de gravidez do João Santos. Depois que João nasceu e ao completar um ano de idade começou a emitir sonoridades com as cordas vocais e nos instrumentos de percussão do seu pai, o percussionista, compositor e produtor musical Nido Pedrosa, que propositalmente deixava vários instrumentos de percussão espalhados pela sala de sua casa, para que João pudesse ter os primeiros contatos com a música e se interessasse pelos instrumentos musicais. Com o passar dos anos, João Santos desenvolveu suas próprias habilidades, passou a criar vários instrumentos e a tocar percussão utilizando resíduos sólidos e seus próprios brinquedos quebrados que ao invés de irem parar no lixo viravam instrumentos musicais. Hoje com 9 anos, João Santos compõe suas próprias músicas a exemplo de 'REINO DO MARACATU' em parceria com Bernardino José, compositor, diretor musical e criador do Maracatu Nação Pernambuco. João quer estudar teoria, solfejo e prática de instrumentos como sanfona de oito baixos, violão, flauta, piano e percussão sinfônica. Este músico mirim também está a frente do grupo Nação Semente, um Maracatu infantil, criado, coordenado e apoiado pelo mestre Bernardino José. João Santos há dois anos canta na Orquestra de Pífanos de Caruaru e participa da abertura do São João da Capital do Forró. Também se apresentou tocando no show Sucateando - A Música Sustentável em Belo Horizonte e Florianópolis -SC.


Paulinho

Roadie e Auxiliar Tecnico Pachat

Roadie com mais de 15 anos de experiência com portfólio de eventos  abrangendo os principais festivais da região Nordeste como: 
- Festival de Inverno de Garanhuns;
- Festival de Frevo; 
- Cantata de Natal da Prefeitura do Recife;
- São João de Campina Grande, entre outros.


O documentário: Educar Para Transformar conta com importantes cientistas, biólogos e educadores ambientais de renomadas instituições!

O filme, Educar Para Transformar faz uma abordagem sobre a degradação ambiental (causas, efeitos, consequências) e a importância da preservação das nossas árvores, florestas, nascentes, rios, oceanos e de todos os recursos naturais do mundo, importantíssimos para Sustentabilidade global e sobrevivência da humanidade. 

Drª Luciana Gatti

Cientista do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Pesquisadora titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/ Centro de Ciências do Sistema Terrestre e professora de pós-graduação do curso em Ciências do Sistema terrestre do INPE e Tecnologia Nuclear do IPEN / USP. Bolsista CNPq nível 1C. Coordena o Laboratório de Gases de Efeito Estufa (LaGEE), parte integrante do CCST/INPE. Membro do IG3IS - Implementing an Integrated, Global. Greenhouse Gas Information System. Atua desde 2003 principalmente em pesquisas na área de Mudanças Climáticas, focadas no entendimento do papel da Amazônia na emissão/absorção de Gases de Efeito Estufa e o efeito do desmatamento e das variáveis climáticas nestes balanços. Mostrando liderança cientifica no assunto, publicou como primeira autora 3 artigos na revista Nature. Atua nas áreas de Geociências, Química da atmosfera, com ênfase em Análise de Gases Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: gases de efeito estufa, interações atmosféricas, gases traços, compostos orgânicos voláteis. Possui graduação em Química na FFCLRP- Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (1987), Mestrado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo - IQF São Carlos (1991) e doutorado em Ciência - UFSCar - Departamento de Química (1997). Especialista em medidas de alta precisão de Gases de Efeito Estufa e estudos em escala Regional utilizando aviões de pequeno porte. Coordena projetos de cooperação internacional em parceria principalmente com NOAA, Universidade do Colorado, Universidade de Leeds, Leicester, Wageningen, Edimburgo, entre outras.


Dr. Luiz Felipe Rezende

Cientista do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Possui mestrado em Computação Aplicada em Geofísica Espacial; Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre e pós-doutorado em Meteorologia pelo INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Através da FAPESP-Belmont Forum pelo projeto internacional: "CLIMAX - Climate Services Through Knowledge Co-Production: A Euro-South American Initiative For Strengthening Societal Adaptation Response to Extreme Events". Trabalha com modelos de vegetação global dinâmica e modelos do sistema terrestre. Boa parte de sua pesquisa tem sido sobre as respostas da vegetação às mudanças globais. Também tem focado os estudos em sustentabilidade e resiliência do planeta ("Planetary boundaries"). Utiliza métodos computacionais (mineração de dados, aprendizagem de máquina e inteligência artificial) para análise de dados em Ciências da Terra: Ecofisiologia vegetal, mudanças climáticas, sustentabilidade e clima espacial. Tem atuado também como professor-colaborador na Pós-Graduação do INPE, no curso de Geofísica Espacial (desde 2016), abordando o tema: "A atmosfera como componente do Sistema Terrestre". Está atuando como revisor do renomado periódico Nature Comunications, desde 2022. Foi um dos idealizadores e criadores de um sistema pioneiro de monitoramento da cintilação ionosférica em tempo real sobre o território brasileiro que serviu de protótipo para o Programa de Clima Espacial do INPE. Criou em 2021, o blog, Site de divulgação científica (Scientia et Ars - da fotossíntese à ionosfera) que procura abordar a linguagem da crônica para divulgar a atividade científica https://luizfeliperezende0.wixsite.com/meusite Atualmente está vinculado ao projeto Adapta Brasil que mapeia índices e indicadores de riscos de impactos de mudanças climáticas e eventos extremos que possam ocorrer sobre o território brasileiro.


Gustavo Veronesi

Coordenador - Fundação SOS Mata Atlântica
Projeto: Água Limpa - Observando os Rios

Geógrafo, educador e ambientalista, há mais de 20 anos atua em comunidades e em organizações do terceiro setor, sempre desenvolvendo e aplicando práticas de educação ambiental. Coordenou projetos no Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais – IPESA, desenvolve e atua na formação de professores e educadores sociais para temas ligados à sustentabilidade. Desde de 2003 atua na coordenação de grupos de monitoramento da qualidade da água na bacia hidrográfica do Alto Tietê e atualmente coordena a Causa Água Limpa e o Programa Observando os Rios, da SOS Mata Atlântica.


Dr. Clemente Coelho Junior

Projeto: Observando O RIO CAPIBARIBE

Biólogo, com mestrado e doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo. Foi professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco. Membro do Instituto Bioma Brasil (organização não governamental fundada em 2006 no Recife), trabalha há 33 anos com os ecossistemas costeiros-marinhos, em especial os manguezais. Coordena o projeto "Observando o Rio Capibaribe" em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.


Professor Alexandre Nunes

Professor e Apresentador do evento 

FORMAÇÃO ACADÊMICA • Pós-graduado em Ensino de Ciências Biológicas – Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão – Conclusão em 2004. • Graduado em Ciências Biológicas – Faculdade Formação de Professores do Belo Jardim - Conclusão em 2000. • Graduado em Letras – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru – Conclusão em 1998. ATIVIDADES COMPLEMENTARES • Membro do Rotary Club Caruaru; • Ocupa a cadeira nº 2 da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras; • Biólogo CRBio 92.941/05-D; • Apresentador do quadro “Biodicas” da TV Asa Branca (afiliada da Rede Globo); • Colunista do blog Jornal Vanguarda de Caruaru; • Apresentador do quadro CBN Sustentabilidade; • Colunista da Rádio CBN; • Vice-presidente da ONG SOS Rio Ipojuca; • Membro do conselho ambiental da UFPE.


Hildon Carrapito

Produtor e Ambientalista

Técnico de cinema, diretor de vídeo e radialista, Hildon Carrapito começou a carreira na produção de programas e linha de shows da Rede Globo, onde trabalhou por 10 anos. Com sólida experiência em marketing estratégico e em produção de transmissões de programas de TV para mais de 150 países, participou da produção de eventos de grande porte, como: Frank Sinatra no Maracanã, Carnaval e Grande Prêmio de Fórmula 1. Conquistou os prêmios M e Ondas - considerados como os maiores títulos para programas de televisão do mundo nos anos de 1980 e 1981. Hildon é ambientalista e diretor de produção do Instituto Clima de Desenvolvimento Sustentável (www.institutoclima.com ), recebeu diversos prêmios ambientais (tais como: Transformando o Meu Quadrado; Prêmio Staff de Ouro; Lagoa Viva; ODS; Medalha Amigo da Marinha; G10). Logo, foi natural que, no ano de 2002, apostasse suas fichas no assunto do momento, o meio ambiente: assim nasceu o Programa de TV: Na Praia, transmitido pela TV Bandeirantes, que deu origem a uma agenda anual de eventos socioambientais, após se tornar membro do Clean Up The World. São esses eventos: Bloco Limpeza (em fevereiro); Limpando & Reciclando – Dia Mundial do Meio Ambiente (em junho); Clean Up The World – Limpeza do Mundo (em setembro); EcoNatal (em dezembro). Hildon Carrapito também é curador da Plataforma de Sustentabilidade (única da categoria) do maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, Rio Innovation Week; e consultor ambiental do megaevento, Rio + Agro.


Walter Garcia

Jornalista e Ambientalista

Coordenador de projetos ligados a planejamento estratégicos, produção de conteúdo (Livros, Revistas e reportagens) e assessoria de imprensa. - GW EDIÇÕES - 2006 – Atua entre os clientes que se destacam: Ministério do Turismo, Embratur, secretarias de turismo de Pernambuco e Bahia, Hospital São Rafael, Ba, Transat Jaques Vabre (terceiro maior evento da náutica francesa), Transat 6.50.  Palestrante no evento RIO BOAT SHOW 2024. É Coordenador, editor e diretor de conteúdo dos Sites: DREAMSAIL.COM; AMAZONLIVES.COM.BR e editor da REVISTA VELEJAR E MEIO AMBIENTE, SUCURSAL BAHIA em 2011 foi o diretor e coordenador da Agência Baiana de Notícias e Vencedor do Prêmio Tim Lopes de Jornalismo (Asas Feridas – a prostituição infantil no Brasil); Professor de ensino superior da FACULDADE SOCIAL DA BAHIA • 2004 – 2009 Idealizador da disciplina Mídia e Políticas Públicas (estruturação da informação e criação da estratégia de distribuição da notícia, de forma a influenciar na formação de massa crítica, tendo como consequência a criação de políticas públicas – parceria FSBA/ANDI); De 1997 – 2004 Periodo em que viveu a bordo de um veleiro com a esposa e filha e foi responsável pela produção de 250 reportagens feitas a bordo de um veleiro para veículos como Rádio Eldorado, IstoÉ, Grupo Estado de São Paulo, SBT, Diário de Natal, Portal Educacional, Revistas Viajebem, Revista Recreio, Encontro, Aventure-se. REPÓRTER • TV RECORD • 1991 – 1997 REPÓRTER ESPECIAL DE POLÍTICA E ECONOMIA / EDITOR • TV MANCHETE , 1995 – 1997 (RJ) REPÓRTER / COPY DESK • FOLHA DA TARDE (SP) • 1990 – 1992 REPÓRTER • DIÁRIO POPULAR (SP): • 1988 – 1990 REPÓRTER • RADIO JOVEM PAN (SP) • 1988 – 1989 PAUTEIRO • TV CAMPINAS (GLOBO) • 1986 REPÓRTER • RÁDIO CULTURA DE CAMPINAS • 1984 -1986


Lúcia Prista

 Redação e roteiro 

Empresária e Profissional de Marketing, Comunicação e Responsabilidade Corporativa. Ao longo de sua carreira, desenvolveu habilidades na gestão de projetos, liderança de equipes multidisciplinares, negociação com parceiros e fornecedores, pesquisas, análise de mercado e tendências, além de possuir conhecimento aprofundado em responsabilidade socioambiental, Marketing Promocional e Comunicação. Sua formação em Psicologia e Psicanálise contribui para sua abordagem humanizada nas relações empresariais, buscando sempre a integração entre as necessidades das empresas e das comunidades em que atua. Na área de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental; elabora programas corporativos para stakeholderes de empresas; faz gestão e mensuração de resultados de projetos para comunidades de convivência, por investimento corporativo ou cumprimento de exigências de EIA/RIMA para empresas tais como Oi Futuro, Shell, Technip, Shulumberger, Oceaneering, Suzano/Quator, EBX, OGX, LLX , entre outras. Elabora projetos para Leis de Incentivo fiscal. Faz parte da equipe gestora como VP de Mkt e Responsabilidade Socioambiental na estruturação do IBTT – Instituto Top Tech.  Sua formação em música e em Marketing a auxiliam no planejamento e criação de campanhas publicitárias inovadoras e de sucesso para inúmeras marcas no Brasil tais como: Aliança Francesa, UNIGRANRIO, Amadeus, plano de saúde Assim, ADRESS, Samig, Cervejaria Cristal, Supermercado Guanabara, Grupo de escolas Santa Mônica, Miraflores, Quintal da Lagoa, entre outras empresas e instituições. Na estruturação de promoções de mercado como a Coca-cola Vibezone desenvolvida em parceria a partir da ideia criativa e inédita de Nido Pedrosa CD PREMIADO; na idealização, produção e realização de grandes eventos como o evento de tecnologia e games, TGS Top Game Show (com a presença de 50.000 jovens no Rio Centro), a chegada de papai-noel na Concha Acústica de Niterói; na produção e realização de shows musicais de artistas consagrados, como Elza Soares e Banda Sempre Livre. Com vasta experiência em diversos projetos e clientes bem-sucedidos, possui expertise em superar desafios e entregar resultados eficazes. Criou e adota uma metodologia inovadora para solidificar marcas, acreditando que A MARCA É O QUE ELA FALA, FAZ E MULTIPLICA, equilibrando Comunicação, Marketing e Sustentabilidade como pilares das marcas no mercado, fortificando a ideia de que as pessoas jurídicas têm que se comprometer com a qualidade de vida e o futuro das gerações. 


Roberto Ferreira

 Cinegrafista - Transmissão

FORMAÇÃO: Ensino Médio Completo, Curso de Cinema – PUC-Rio Extensão, Curso de Direção de Fotografia - Fundição Progresso EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: - SEBASTIANA QUEBRA GALHO - Operador de câmera da série do Canal Futura; - CAMPANHA ELEITORAL (Operador de câmera na campanha do candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro e campanha do candidato à Prefeitura de Niterói 2016); - GREEN NATION (Operador de câmera para ONG sobre o tema sustentabilidade); - CESGRANRIO (Operador de câmera no longa-metragem Anos Radicais); - THE BROTHERS VAZ – FRANÇA (Direção de Fotografia na série para Globosat PGM canal OFF); - 4 REMOS – CANADÁ (Direção de Fotografia na série para Globosat PGM canal OFF).


Júlio Ribeiro

 cinegrafista

Júlio José Ribeiro da Silva, mais conhecido no meio do audiovisual como Júlio Ribeiro. Tem larga experiência no exercício das funções de cinegrafista; assistente de direção de fotografia e diretor de fotografia. Concluiu seus estudos nos cursos: Cinematografia Eletrônica Digital com Carlos Hebert; Direção de Fotografia com Alziro Barbosa; Operação de Câmara em HD com Bruno Ravagnolli; Operador de áudio com Nicolas Hallet. Sua carreira e experiência profissional está concentrada nos serviços para uma das mais conceituadas instituições da área de produção cinematográfica de documentários culturais do estado de Pernambuco: Fundação Joaquim Nabuco, onde atuou participando de várias produções por mais de 30 anos, como chefe do Serviço de Câmera da Massangana Multimídia, que compreendeu o período de junho de 1988 até janeiro de 2020. Como FREELANCER já trabalhou para TV Pernambuco, TV Tribuna, Center Produções, Atelier Produções e aqui, segue alguns dos seus importantes trabalhos em documentários para Fundação Joaquim Nabuco: 1- Gangarras do Bandeira ( 2004)-Direção de Fotografia; 2- Árvore Sagrada (2006)-Direção de Fotografia; 3- Poetas do Repente (2006)-Câmara; 4- Coleção Teatro (2010)-Direção de Fotografia; 5- Portais da Criação (2002/2003)-Direção de Fotografia; 6- Brasil Cinco Séculos de História (1999/2003)-Câmara; 7- Joaquim Nabuco Vencido da Grande Causa (1999)-Câmara; 8- A Estética do Cangaço (2000)-Direção de Fotografia; 9- Expressões Culturais (1996/1998)- Câmara; 10- Povos Indígenas (1988/1990)–Câmara.


Miro Lima

Cinegrafista 

Clodomiro Jeremias de Lima, mais conhecido na área da produção e edição de vídeo com Miro Lima. Começou sua carreira na área de vídeo há 20 anos e tem a seguinte formação: Cinegrafista UOL EDTECH/UNINASAU 20/01/2022 a 28/05/2022; Técnico em Administração; Técnico em Informática; Curso de Ética e trabalho; Técnico em Sonoplastia, Operação de áudio, Operação de câmera, Iluminação, edição de imagens e programação musical; inglês técnico e é Técnico em RÁDIO e TV formado pelo SENAC. Miro já passou por várias produtoras onde participou de trabalhos importantes desempenhando as funções nas quais tem formação e entre elas podemos citar: Central Vídeo Produções (dois anos como editor de vídeo); Ateliê Produtora (três anos como Cinegrafista); Ópera Filmes (um ano como cinegrafista); Vector Produção e Planejamento (um ano como cinegrafista, assistente de produção e operador de áudio). Participou de várias produções para gravação de DVD, documentários, filmes institucionais e programas de TV. Teve a oportunidade de mostrar seu talento e em um dos cursos quando se sagrou como melhor aluno da turma, o que lhe rendeu um estágio na Rede Globo Nordeste como Operador de Câmera do Bom Dia Pernambuco.


Adriano Marcena

Performance dramática e poesia

Adriano Marcena é escritor, historiador da alimentação, roteirista e dramaturgo premiado nacionalmente. Entre suas obras publicadas estão: A Ópera do Sol – Odisseia Nordestina no Sertão Pernambucano – Ópera-repente, Mexendo o pirão - Importância sociocultural da farinha de mandioca no Brasil holandês (1637-1646), Raspando o Tacho – Comida e Cangaço, Dicionário da Diversidade Cultural Pernambucana, A Saideira – Breve História Cultural da Cerveja me Pernambuco e Estrepolias de Pedro Malasarte.


Alex Macedo

Design, web designer, vídeo grafismo  

É produtor gráfico, designer, cineasta, produtor de vídeo, editor de vídeo e desenvolvedor da web. Teve suas primeiras experiências com a produção logo cedo ainda na adolescência, com vasta atuação em projetos nacionais e internacionais. Entre outros trabalhos que Alex produziu estão as impressões de grandes proporções para construtoras, como a JCPM; A produção de design, arte e produção gráfica da capa do CD SUCATEANDO – A MÚSICA SUSTENTÁVEL do instrumentista Nido Pedrosa realizado para o Funcultura – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura; Produção da capa do DVD Maracatu Almirante do Forte - 81 Anos, com incentivado do Funcultura – Governo de Pernambuco; Os designs da Exposição Maracatu Almirante do Forte para o Paço Alfândega (Recife-PE) e nessa mesma exposição produziu o blog, transmissão de vídeo pela web, produziu cartazes e programas da exposição; Os designs e gravações das filmagens do evento 1ª Mostra do Artesanato do Barro - Passeio Aula Cultural - Homenagem a Zé Caboclo e Dona Celestina realizado no Alto do Moura - Caruaru-PE com incentivo do Funcultura – Fundarpe – Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco; Os designs, filmagens, blog e a transmissão pela web da Exposição Sonora realizada no Paço Alfândega, no Recife-PE, para lançar o CD Sucateando - A Música Sustentável do instrumentista Nido Pedrosa, projeto incentivado pelo Funcultura – Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco;. Os designs do cartaz, folder (panfletos), programa do show, página do Facebook, Instagram e impulcionamento pelas redes sociais do projeto turnê nacional do show Sucateando – A Música Sustentável para lançamento do CD homônimo do show em Belo Horizonte-MG, Florianópolis-SC, Brasilia-DF e São Paulo-SP, com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. Recentemente, Alex Macedo participou produzindo design de divulgação nas Redes Sociais da Performance Sucateando - A Música Sustentável, para o ’Juntos Live Solidária - Rotary Club Internacional’, transmitindo para 65 cidades de Santa Catarina, que arrecadou doações para 45 projetos de Ação Social e foi transmitida para 161 Clube de Rotary. Criação de design e arte para divulgação da Live Nação Semente – Na Trilha do Maracatu Baque Virado – Lei Audir Blanc. Estes são alguns dos trabalhos realizado por este  design e produtor gráfico. Agora em 2024, Alex Macedo é responsável pelo design, arte e produção de impressão gráfica do projeto Arte Sonora - o Som da Sustentabilidade.


Fale conosco!

Mensagem enviada!

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Esperamos responder em até 24 horas. Você também pode nos contatar através de redes sociais. Os links estão logo abaixo.